quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Quem é Alexandre Mattos? Conheça o novo homem forte do Palmeiras

__________________________________________________________________________________________________
Foto: Divulgação/ Ag. Palmeiras
Última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, o Cruzeiro precisava vencer seu maior rival, o Atlético MG, para evitar o maior vexame da história do clube. Ao fim daquele jogo em Sete Lagoas, além de garantir sua permanência na primeira divisão, o Cruzeiro aplicou uma goleada histórica no rival por 6x1. Mas no Serra Dourada em Goiás outro time mineiro confirmava seu rebaixamento, o América MG tomava uma goleada de 5x1 contra o Atlético GO e iria jogar a série B de 2012.

Foi por causa desses acontecimentos que um gerente de futebol chamado Alexandre Mattos começou a ganhar força no cenário nacional. No começo de 2012, o nome de Alexandre Mattos atual gerente do América MG era quase certo para assumir a gerencia do Vitória, mas com uma reviravolta ele assumiu o cargo no Cruzeiro, que precisava de uma reabilitação imediata depois do péssimo ano.

Mattos seria o responsável para reerguer o Cruzeiro, e como sabemos o fim dessa história, vou analisar as contratações e os resultados do time mineiro até o fim de 2014 e tentar entender porque Alexandre Mattos se tornou o maior gerente de futebol do Brasil.

O começo do trabalho não foi fácil, brigas entre a diretoria e os jogadores estavam prejudicando o time, mas Mattos fez o prometido e começou a investir para tentar melhorar o elenco. Veja abaixo as primeiras contratações de Mattos no início de 2012.

 Alex Silva (zagueiro) - estava no Flamengo e com problemas com a diretoria carioca.

William Magrão (volante) - tinha feito um bom campeonato paulista pela Ponte Preta.

Tinga (volante) – deixou o Internacional por ter gostado do projeto apresentado.

Fabinho (atacante) - revelação do Guarani no paulistão onde marcou 7 gols.

Souza (meia) – estava na reserva do Fluminense.

Charles (volante) – rescindiu seu contrato com o Lokomotiv da Russia.

Rafael Donato (zagueiro) – revelação do Bahia naquele ano.


As eliminações no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil gerou o medo de mais um fracasso no campeonato brasileiro, com isso, a diretoria do Cruzeiro resolveu investir mais, e no segundo semestre de 2012 trouxe bons jogadores que seriam muito importantes para o futuro do clube. 

Ceará (lateral) - experiente lateral estava deixando o PSG.

Martinuccio (meia) – passagens apagadas por Fluminense e Villareal, veio por empréstimo.

Borges (atacante) – contrato estava acabando com o Santos.

Sandro Silva (volante) – estava encostado no Málaga.


Mesmo tendo trocado de técnico durante a competição o Cruzeiro terminou o Brasileirão de 2012 na 9° colocação. Dos jogadores contratados todos foram utilizados até o fim da competição. Mas nos bastidores Alexandre Mattos foi se movimentando e conseguiu fechar boas contratações antes mesmo do término da competição.

Logo após a última rodada do brasileirão, o Cruzeiro já anunciou seu novo técnico, com a demissão de Celso Roth, Marcelo Oliveira chegava do Coritiba para fazer o Cruzeiro disputar títulos novamente, e nos primeiros dias de 2013 a toca da raposa recebeu as novas contratações.

 Ananias (atacante) – fez um excelente brasileirão de 2012 pela Portuguesa

Paulão (zagueiro) – estava atuando no futebol chinês

Nilton (volante) – estava se desligando do Vasco

Diego Souza (meia) – rescindiu o contrato com o Al Ittihad

Everton Ribeiro (meia) – destaque do Coritba (alguns dizem que não foi o Mattos que contratou, não achei nenhuma noticia sobre o assunto)

Ricardo Goulart (meia) – revelação do Goiás na série B

Egídio (lateral) – era do Flamengo, emprestado para o Goias e estava sem contrato

Uelington (volante) - revelação do Vitória na série B

Lucca (atacante) - revelação do Criciúma na série B

Henrique (volante) – foi envolvido na venda do Montillo para o Santos.

Nirley (zagueiro) - revelação do Criciuma na série B

Dagoberto (atacante) – estava no Internacional com alguns problemas de lesões.


O primeiro semestre do Cruzeiro de 2013 ficou marcado pela perda do título mineiro para o rival Atlético, mas o início promissor no brasileirão e na copa do Brasil, além do bom futebol apresentado pela equipe, fez os torcedores sonharem.

Ainda no primeiro semestre o Cruzeiro realizou sua maior transferência na contratação de um jogador, o zagueiro Dedé do Vasco por 14 milhões de reais, mais o empréstimo de três atletas. Veja outras contratações feitas pelo Cruzeiro até o fim do primeiro semestre:

Dedé (zagueiro) – Melhor zagueiro atuando no Brasil

Leandrinho (lateral) – Marcelo Oliveira gostou do jogador do CSA ao enfrentá-lo na Copa do Brasil.

Luan (atacante) – foi um dos poucos destaques do Palmeiras em 2012.

Souza (volante) – jogador da base do Palmeiras que tinha boas perspectivas futuras.

No início do segundo semestre o time mineiro fez suas últimas contratações do ano:

William (atacante) – envolvido na transferência de Diego Souza para o Metalist.

Julio Baptista (meia) – tinha rescindido seu contrato com o Málaga.


Com essas contratações o elenco do Cruzeiro estava fechado e o time começou a dominar o Brasileirão, na 16° rodada assumiu a liderança e dali nunca mais saiu, sagrou-se tri campeão brasileiro, jogando um futebol muito inteligente e mostrando um elenco forte e competitivo.

Mesmo com a eliminação inesperada na Copa do Brasil pelo Flamengo (futuro campeão da competição), o time mineiro mostrou o melhor futebol no país e os sonhos da torcida mineira se voltaram para a conquista da Libertadores em 2014.

Da mesma forma que fez em 2013, Mattos se preparou para anunciar alguns reforços logo após o término do Campeonato, e o time celeste anunciou:

Samudio (lateral) – Um dos melhores laterais sulamericanos.

Marlone (meia) – destaque do Vasco no ano de 2013.

Rodrigo Souza (volante) – destaque do Boa Esporte na série B.

Marcelo Moreno (atacante) – foi ídolo do Cruzeiro e estava encostado no Gremio.

William Farias (volante) – destaque do Coritiba e já tinha trabalhado com o Marcelo Oliveira .

 Com o time entrosado e essas quatro contratações o Cruzeiro ficou ainda mais forte e confirmou o favoritismo ganhando o Campeonato Mineiro de 2014 de forma invicta. Assumiu a liderança do Brasileiro na 6ª rodada e foi seguindo de forma fácil na Copa do Brasil.

Mas os olhos dos torcedores mineiros estavam voltados para a libertadores, o Cruzeiro não estava em um grupo complicado, mas sofreu para pode chegar as oitavas, a garantia da classificação só veio na última rodada após uma vitória por 3x0 sobre o Real Garcilaso.

Nas oitavas o Cruzeiro eliminou o bom time do Cerro e nas quartas o duelo seria contra o San Lorenzo. No primeiro jogo derrota na Argentina, na volta um empate no Mineirão eliminou o time mineiro e o San Lorenzo seguiu rumo ao título do torneio

Antes do fim do primeiro semestre o Cruzeiro contratou mais jogadores:

Neílton (atacante) – revelação do Santos estava em fim de contrato.

Marquinhos (meia) – destaque do Vitória.

Manoel (zagueiro) – um dos melhores zagueiro do Brasil, veio do Atletico PR.

Breno Lopes (lateral) – chegou do Paraná pra repor as lesões dos titulares.

Foto: Reprodução
Com o elenco completo o time mineiro rumou a mais um título brasileiro (tetra) com duas rodadas de antecedência e de quebra bateu 3 recordes na competição por pontos corridos:

- Recorde de pontos (80 pts)

- Recorde de vitórias (24)

- Recorde de rodadas na liderança (33 - da 6ª a 38ª)


O ano só não foi perfeito por causa da derrota na final da Copa do Brasil para o rival Atlético, mas podemos afirmar pelo segundo ano consecutivo que o Cruzeiro é o melhor time do Brasil. O bom relacionamento do elenco, as táticas ofensivas do Marcelo Oliveira e as contratações de Alexandre Mattos, tudo está ligado para o sucesso do time.

A saída de Mattos da gerencia abalou as estruturas do Cruzeiro e o mercado, fazendo todos os jornais do esporte dar uma atenção quase inédita para um gerente de futebol. Seu destino é o Palmeiras e a pergunta que fica é: Conseguirá Mattos realizar o mesmo bom trabalho no time paulista?

Realizei uma análise pessoal e gostaria de ver a análise de vocês leitores sobre essa contratação realizada por Paulo Nobre, que pelo menos mostra que ele está querendo ver o Palmeiras voltar a disputar, e quem sabe, ganhar títulos. 
Foto: Reprodução

Ao analisar o trabalho de Mattos no Cruzeiro, nota-se a dificuldade inicial, principalmente com problemas na diretoria, mas mesmo assim ele conseguiu usar o ano de 2012 para fazer a reformulação planejada. Ele se mostra muito inteligente em conseguir contratar a maioria de seus jogadores antes do término do ano e nos primeiros dias de janeiro, conseguindo entregar ao técnico o elenco praticamente completo para a pré-temporada.

Outro fator importante é a investida em jogadores promessas de times menores, algo que fez muito no Cruzeiro e claro, assim como qualquer gerente ele acertou e errou. Resolveu investir num diamante chamado Ricardo Goulart e errou em outros como Lucca, Uellington e etc.

Após o sucesso do time em 2013 se mostrou muito preciso nas contratações, investiu apenas em peças de reposição, mas sempre investindo em jogadores de nome, deixando o time cada vez mais forte. Uma outra boa qualidade, mas que vem por causa da parceria com a diretoria, é não vender os jogadores de qualidade, como Everton Ribeiro que recebeu várias propostas e mesmo assim continuou no time mineiro.

Eu acredito que Mattos tem sua parcela no sucesso do Cruzeiro, mas ele não faz milagres, Marcelo Oliveira, diretoria e os jogadores focados também são responsáveis. O sucesso vem através da junção de todos esses fatores, cabe ao clube e a todos os envolvidos se ajudarem na criação de um time campeão.




As palavras e ideias colocadas no texto são de responsabilidade do autor Guilherme Vechiato (@Palestra4ever), e não necessariamente representam as ideias do blog.
As palavras e ideias colocadas no texto são de responsabilidade do autor Guilherme Vechiato (@Palestra4ever), e não necessariamente representam as ideias do blog. - See more at: http://palmeirismo.blogspot.com.br/2014/12/o-futuro-do-palmeiras-elenco-para-2015.html#sthash.nCdGrtpE.dpu

______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. olha eu coloco muito mais esses titulos do cruzeiro na conta do Marcelo oliveira do que do Mattos, o estilo de jogo agressivo dele , marcando sob pressão, atacando e defendendo com muita gente etc.. Igual ele jogava no Coritiba, tanto é que ele tem o recorde mundial de vitórias seguidas pelo coxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas Mattos tmb tem sua parcela de responsabilidade

      Excluir

Faça seu comentário!

 
Copyright © 2013 Palmeirismo
Design by Lucas Marques