domingo, 11 de janeiro de 2015

A importância da base para o Palmeiras

__________________________________________________________________________________________________
Foto: Reprodução

Investir nas categorias de base é o primeiro passo para qualquer reconstrução de times, que estão endividados e carecem de bons jogadores. Mas investir na garotada não é tão simples assim, é preciso ter paciência, planejamento e inteligência para não ficar refém de empresários do meio do futebol. Ter uma boa categoria de base, requer profissionais com capacidade para garimpar atletas talentosos, promissores e comprometidos, e bons treinadores para extrair o máximo de cada um; é um trabalho a longo prazo.

Apesar de ser um trabalho a longo a prazo, é um trabalho que com certeza vai render bons frutos. Um bom exemplo disso, é o Santos que todos os craques que se consagraram por lá (Diego, Robinho, Neymar, Ganso...) são oriundos das categorias de base. Contudo, é preciso dar oportunidades na hora certa para os meninos; não adianta colocá-los pra jogar em situações conturbadas (como a nossa no ano passado), isso pode queimar o jogador com a torcida, e deixar sequelas na evolução do próprio.

Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press
O Palmeiras nunca teve tradição de ter uma base forte, as diretorias com mentalidade obsoletas da SEP nunca souberam respaldar, e dar valor aos garotos (perdemos o Ilsinho em 2006 por conta disso); sempre optaram por contratar promessas de times pequenos, do que subir os garotos pro profissional. Mas de um tempo pra cá, a mentalidade dos que nos dirigem vem mudando; desde a chegada do Gareca os garotos passaram a ter uma atenção especial, e jogadores como Renato, Victor Luís e Fábio passaram a figurar no time titular. Posteriormente com Dorival no comando, João Pedro e Nathan também tiveram sequencia no time de cima; apesar do momento não ser propício, e sabermos que colocar garotos na fogueira é arriscado, eles se saíram muito bem.

Estamos com uma safra repleta de garotos talentosos no sub-20, nela estão: Cristopher, Juninho, Gabriel Leite, Gabriel Jesus (a fera!), Zé Mateus e etc (pra quem não conhece, vale a pena acompanhá-los na Copinha). Na minha opinião, convém muito mais investir nesses garotos, do que na contratação de perebas dos Oestes da vida.
Oswaldo de Oliveira(nosso atual treinador) costuma colocar os garotos pra jogar, fez isso no Botafogo e promoveu Gabriel(nosso novo reforço), Vitinho, Gegê e entre outros, no Santos apesar do pouco tempo fez o mesmo, e bancou o excelente Gabriel (Gabigol) no time titular. Espero que ele consiga fazer um bom trabalho com a garotada do Parmera!




As palavras e ideias colocadas no texto são de responsabilidade do autor Henrique Scolfaro (@HScolfaro10 ), e não necessariamente representam as ideias do blog.


______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

2 comentários:

Faça seu comentário!

 
Copyright © 2013 Palmeirismo
Design by Lucas Marques