domingo, 28 de setembro de 2014

Os 10 maiores vexames do Palmeiras no século XXI

__________________________________________________________________________________________________
Foto: Wagner Meier / Ag. Estado
O Palmeiras é conhecido como o “Campeão do Século XX”, ganhou esse rótulo devido á conquista de todos os títulos possíveis nesse período. Porém, um novo milênio chegou e as glórias do século passado não se repetiram até o momento.  Em 14 anos, apenas três títulos de grande expressão foram ganhos, além de dois títulos da Série B do nacional. O clube chamou mais atenção pelos recorrentes vexames e fracassos, que não condizem com o histórico vitorioso. Com isso, preparamos uma lista com os 10 maiores fiascos do Palmeiras neste século. 

 1 – Palmeiras 3 x 4 Vasco (Copa Mercosul 2000)

Foto: Reprodução
Um dos jogos mais épicos do futebol mundial, assim pode ser resumida a final da Copa Mercosul de 2000. O Palmeiras fez 3 a 0 logo no 1º tempo, a torcida já até comemorava o título, antes mesmo do fim da etapa inicial. Mas, no 2º tempo o jogo foi outro, o Vasco fez o que parecia impossível, virou o jogo com um gol aos 47 minutos da etapa final. E hat-trick de Romário.  Todos que estavam no Palestra Itália não acreditavam no que viam. De um lado a euforia contagiante dos vascaínos, do outro a tristeza e desolação dos palmeirenses . O primeiro vexame do século e um dos mais dolorosos da história.

2 – Palmeiras 2 x 1 ASA-AL (Copa do Brasil 2002)

Foto: Reprodução
Depois de ter perdido por 1 a 0 o jogo de ida em Alagoas, pela primeira fase,  o Palmeiras precisava apenas de uma vitória por dois ou mais gols de diferença contra o modesto  ASA de Arapiraca, em São Paulo. O time começou bem e abriu o placar no início da partida, porém sofreu o gol de empate logo em seguida. No 2º tempo, com um a mais, o Palmeiras foi pra cima até que virou o jogo, mas precisava de mais um gol pra ficar com a classificação. O time não conseguiu ampliar e foi eliminado pelos alagoanos. Mais uma vergonha pro torcedor, que no mesmo ano viu o Palmeiras ser rebaixado pela primeira vez. 

3 – Palmeiras 2 x 7 Vitória (Copa do Brasil 2003)

Foto: Reprodução
Mais uma vez na Copa do Brasil, em casa e contra um nordestino, agora no jogo de ida pelas oitavas de final, o Palmeiras decepcionou. O time que se preparava para disputar a Série B daquele ano, foi humilhado pelo Vitória. Foram impiedosos 7 a 2, em um dos piores jogos (se não o pior) do goleiro Marcos pelo clube. Ele falhou de forma grotesca em, no mínimo, quatro gols, com direito a um lance bizarro em que tenta dar um chutão na bola e “fura” feio, ocasionando um dos gols do time baiano. Foi uma noite pra ser esquecida pelos palmeirenses. Na volta, o Palmeiras ainda venceu por 3 a 1 em Salvador, mas isso pouco importava pois o estrago já havia sido feito. 

4 – Palmeiras 4 x 4 Santo André (Copa do Brasil 2004)

Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press
Nas quartas de final da competição nacional, em 2004, o Palmeiras tinha uma equipe forte e era favorito contra o Santo André. Depois de empatar por 3 a 3 no ABC Paulista, o Verdão precisava apenas de uma vitória simples, ou até mesmo empate por menos de três gols, mas não foi isso que aconteceu. O Alviverde chegou a abrir 4 a 2 de vantagem, mas cedeu o empate aos 44 minutos do 2º tempo, 4 a 4, um resultado improvável,  onde os quatro gols do Santo André foram feitos de cabeça, em bolas paradas. Mais uma eliminação vexatória, mais uma “parmerada” (amarelada). No final do jogo, a torcida não poupou nem o ídolo Marcos, que pela primeira vez ouviu o grito de “frangueiro”. 


5 – Figueirense 6 x 1 Palmeiras (Campeonato Brasileiro 2006)

Foto: Reprodução
Na 2ª rodada do Brasileirão de 2006, o Palmeiras foi à Santa Catarina enfrentar o Figueirense, no Orlando Scarpelli, e sofreu uma goleada histórica, um incrível 6 a 1 para os catarinenses. Resultado que custou o cargo do então técnico Emerson Leão. Era apenas o início do péssimo campeonato que o Palmeiras acabou fazendo naquele ano, se salvando de um segundo rebaixamento na última rodada.


6 – Palmeiras 1 x 3 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro 2007)

Foto: Fernando Pilatos / Gazeta Press
Última rodada do Brasileirão de 2007, o Palmeiras brigava por uma vaga na Libertadores do ano seguinte e  jogava em casa contra o Atlético-MG, só precisava de uma vitória pra se classificar sem depender de outros resultados. O time, como de costume, se complicou, entrou em campo muito ansioso, e sentiu a pressão do jogo decisivo. O Galo tomou proveito disso e fez 3 a 1, acabando com as chances de vaga do Palmeiras na competição  internacional. No fim do jogo, a dor dos palmeirenses foi amenizada pelo rebaixamento do maior rival do clube, o Corinthians.



7 – Palmeiras 1 x 2 Goiás (Copa Sul-Americana 2010)

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
 O Palmeiras, em 2010, foi buscar no saudosismo o caminho para os títulos. As voltas de Felipão, Valdivia e Kleber ajudaram o time a chegar às semifinais da Copa Sul-Americana. O adversário do confronto era o Goiás, que já estava rebaixado no Brasileirão. Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Serra Dourada, o Palmeiras entrava em campo com alto favoritismo, e muitos já davam a classificação para a final inédita como certa. Mas faltou avisar ao time goiano, que mesmo saindo atrás no placar virou o jogo pra 2 a 1 e calou os mais de 36 mil palestrinos no Pacaembu. 



8 – Coritiba 6 x 0 Palmeiras (Copa do Brasil 2011)

Foto: Rodolfo Buhrer
Em mais um torneio mata-mata, o Palmeiras foi até o Couto Pereira enfrentar o Coritiba pelo jogo de ida das quartas de final. Dentro de seus domínios, o Coxa não se intimidou, foi pra cima e aplicou uma goleada de 6 a 0, resultado que, praticamente, eliminou o Palmeiras no primeiro jogo. Na volta, Verdão ainda venceu por 2 a 0 no Pacaembu, mas de nada adiantou. Mais uma humilhação para os palmeirenses, que um ano depois foi superada pelo título da mesma Copa do Brasil contra o mesmo Coritiba, no Couto Pereira. Mas naquele mesmo ano (2012) o Palmeiras amargou o seu segundo rebaixamento e o título nacional não teve o mesmo significado.



9 – Mirassol 6 x 2 Palmeiras (Campeonato Paulista 2013)

Foto: Célio Messias / Lance Net
Novamente na Série B, o Palmeiras passava por uma reformulação no elenco quando foi ao interior de São Paulo enfrentar o Mirassol, pelo Paulistão, e acabou surpreendido com um catastrófico 6 a 2, isso no 1º tempo. Mesmo tendo mais 45 minutos o Verdão não conseguiu reagir e foi mais uma vez motivo de chacota dos rivais. O Mirassol acabou rebaixado no fim do campeonato, e o Palmeiras eliminado pelo Santos nas quartas de final.

 

10 – Goiás 6 x 0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro 2014)

Foto: Reprodução

Cheio de problemas e desfalques, o Palmeiras subiu o Serrado para pegar o Goiás pela 23ª rodada do Brasileirão e foi goleado de maneira vexatória. O time goiano, que tinha até então o pior ataque da competição, se aproveitou das falhas da equipe alviverde e não teve dificuldades para aplicar sonoros 6 a 0, igualando a maior goleada já sofrida pelo clube no campeonato. Resultado vergonhoso e deprimente.  Em pleno centenário, o Palmeiras luta pra não ser rebaixado pela terceira vez neste século.

Menção honrosa: Não há como falar de vexame sem lembrar do Campeonato Brasileiro de 2009, onde o Palmeiras liderou a competição por 19 rodadas e deixou o título escapar no final. O time teve um ridículo aproveitamento de 26% nas últimas 10 rodadas, e sequer conseguiu se classificar para a disputa da Taça Libertadores da América.

OBS: Os dois rebaixamentos não foram colocados de forma numerada na lista, pois se subentende que são vexames ao extremo no conceito de qualquer torcedor, e por isso não há necessidade em incluí-los nessa relação. Eles apenas foram citados em trechos do post.

Gostou? Acha que faltou algum jogo nessa lista? Deixe sua opinião nos comentários.

Sobre o autor: As palavras e ideias colocadas no texto são de responsabilidade do autor Matheus Barbosa, e não necessariamente representam as ideias do blog. Twitter

______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. tem muito mais ai mano

    o que tao fazendo com nosso verdao...

    ResponderExcluir
  2. Faltaram os seguintes jogos:

    Palmeiras 2 x 6 Fluminense - 2002
    Palmeiras 3 x 3 Paulista - 2004
    Palmeiras 1 x 2 Tijuana - 2013
    Palmeiras 0x 1 Ituano

    Quem lembrar de mais, só falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo contra Paulista e Ituano, ambos os times eram bons o suficiente, tanto que ambos foram campeões (o Paulista no ano seguinte pela Copa do Brasil).

      Excluir
  3. Desnecessário esse texto. Todo palmeirense se recorda desses resultados e dos 14 anos catastróficos que tivemos. Não precisa relembrar e dar bandeira pra chacota de rival. Lamentável essa publicação.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário!

 
Copyright © 2013 Palmeirismo
Design by Lucas Marques